C & D Mais

ONU: mais de 30 milhões de pessoas estão a um passo da fome extrema

28/03/2021 17:53

Relatório é da FAO e do Programa Alimentar Mundial

ONU: mais de 30 milhões de pessoas estão a um passo da fome extrema

A fome extrema deve aumentar em mais de 20 países nos próximos meses, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU). Em algumas regiões do Iêmen, do Sudão do Sul e no norte da Nigéria, famílias estão morrendo de fome, revela relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa Alimentar Mundial (PAM).

A situação de fome extrema é agravada por conflitos internos, alterações climáticas e pela pandemia de covid-19. Em alguns locais, é também agravada pela praga de gafanhotos.

A FAO e o PAM acrescentam que mais de 34 milhões de pessoas no mundo “lutam com níveis alarmantes de fome extrema”. Esse número pode aumentar drasticamente nos próximos meses se a assistência internacional não for ampliada, acrescenta o relatório, de 37 páginas, divulgado pelas duas agências que têm sede em Roma.

Apesar de a maioria dos países afetados ser africana, a fome pode aumentar vertiginosamente na maioria das regiões do mundo, incluindo o Afeganistão, a Síria, Líbia, o Haiti e a América Latina.

“O sofrimento é alarmante”, alerta o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em comunicado. “Temos a responsabilidade de agir agora e rapidamente para salvar vidas, salvaguardar meios de subsistência e prevenir que a situação se agrave”.

O representante da FAO lembra que “em muitas regiões, a época do cultivo está começando e devemos correr contra o relógio para não deixar fugir essa oportunidade de proteger e até mesmo aumentar a produção local de alimentos”.

“Uma catástrofe ocorre perante os nossos olhos”, afirma o diretor da WFP, David Beasley. “A fome – impulsionada por conflitos e alimentada por alterações climáticas e pela pandemia de covid-19 – bate à porta de milhões de famílias”.

Para David Beasley, há três formas de impedir que “milhões morram de fome: a suspensão dos combates; o maior acesso às comunidades vulneráveis e o aumento das doações”.

No início do mês, a FAO e o PAM pediram US$ 5,5 bilhões para evitar a fome, por meio da assistência alimentar humanitária e intervenções urgentes de subsistência.

O relatório conclui que “a América Latina vai ser a mais atingida pelo declínio econômico e a recuperação será mais lenta. Já o Oriente Médio, Iêmen, a Síria e o Líbano são fortemente afetados pela desvalorização da moeda e pela inflação vertiginosa”.

Mais de 7 milhões de pessoas no Sudão do Sul deverão enfrentar níveis de insegurança alimentar aguda durante o período de abril a julho, acrescenta o relatório. E mais de 16 milhões de iemenitas vão passar por altos níveis de insegurança alimentar aguda até junho, 3 milhões a mais do que no ano passado.

Burkina Faso, o Afeganistão, a República Democrática do Congo, Etiópia, o Sudão e a Síria são também países identificados entre os piores focos de fome.

 


Fonte: Agência Brasil/ Reuters - Foto: Acnur/Ivor Prickett (arquivo).
24/03/2021

 

Pesquisar no site

Contato

MAIS & MAIS www.cdmais.com.br 11932156236

Entrtenimento

Esta seção está em branco.

Segurança do Trabalho

28/03/2021 17:36

Os Olhos dos Animais sem Cauda

c-and-d-mais-e-comerce.lojaintegrada.com.br/os-olhos-dos-animais-sem-calda
28/03/2021 17:31

Pomada Milagrosa 140 g por apenas R$:7,90

c-and-d-mais-e-comerce.lojaintegrada.com.br/none-91511448 
05/07/2017 18:50

como elaborar um PPRA - parte final

  NPSc = Nível de pressão sonora com proteção NPSa = Nível de pressão sonora do ambiente NRRsf = Nível de redução de ruído (subject fit) Efetuando o Cálculo do NPSc, para o tipo de proteção...
05/07/2017 18:50

como elaborar um PPRA - continuação

18 – TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DOS AGENTES   TÉCNICA DA MEDIÇÃO   OBJETO DA MEDIÇÃO   APLICAÇÃO Medir a Intensidade/Concentração da...
05/07/2017 18:50

como elaborar um PPRA -continuação

Agente Efeito Observação Calor Taquicardia, aumento da pulsação, cansaço, irritação, prostação térmica, pertubações das funções digestivas, hipertensão, podemndo ocorrer vasodilatação sangüínea, sudorese e distúrbio nos mecanismos...
05/07/2017 18:50

como elaborar um PPRA-continuação

Informar o nome e o cargo dos responsáveis pelo acompanhamento dos serviços nos diversos setores da empresa. Nome e Formação do profissional responsável pela visita de campo e levantamento das informações. Nome e Formação do profissional responsável pelo SESMT, quando houver. 11 - DEFINIÇÃO DAS...